Como tirar print screen no Motorola One de três maneiras diferentes

De WikiAjuda
Revisão de 12h59min de 17 de junho de 2020 por Wanda (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página foi editada pela última vez à(s) 18:59 de 17 jun 2020 por Wanda.

Seja uma conversa ou imagem engraçada (os famosos “memes” da Internet), em algum momento todos queremos salvar algo que vemos no celular. Entretanto, esse processo às vezes se torna mais complexo do que imaginamos. Nesse caso, se o seu telefone é um Motorola One [1] e você não sabe como realizar capturas de tela nele, esse é o seu tutorial.

Aqui vamos explicar em poucos passos os três modos de fazer print screen nesse aparelho. Acompanhe abaixo.


PRINT SCREEN ATRAVÉS DE DOIS BOTÕES

É quase automático tentar realizar uma captura de tela com dois botões em celulares smartphones com sistema operacional Android [2], isso porque é uma das suas funcionalidades. Mas essa funcionalidade pode variar de acordo com a marca do aparelho. No Motorola One, no entanto, não há essa variação. Ele segue o “padrão”. Veja abaixo quais são esses botões e em qual ordem devem ser apertados.

PASSO 1: IDENTIFIQUE OS BOTÕES

A primeira coisa a ser feita é identificar os botões de diminuir o volume e de bloqueio de tela, como na imagem a seguir:

Como tirar print no Motorola One - Botoes aparelho - WikiAjuda

PASSO 2: SALVANDO A TELA

Depois de identificar quais botões utilizará para essa ação, é chegado o momento de selecionar a tela que deseja capturar.

No exemplo abaixo salvamos a tela inicial – o “desktop” – do celular.

Como tirar print no Motorola One - Salvando o desktop - WikiAjuda


Depois de selecionar a tela você deverá apertar, ao mesmo tempo, os botões de baixar o volume e de bloqueio de tela como na imagem acima. Pronto, você conseguiu fazer um print screen com o seu Motorola One.

Entretanto, surge uma questão: se a tela que você quer salvar está em movimento, como Stories do Facebook ou Instagram, como fazer o print? Para saber, leia o modo 2 explicado logo abaixo.

PRINT SCREEN ATRAVÉS DE UM BOTÃO

Às vezes, o que torna uma captura de tela difícil é o movimento do que estamos vendo na tela, como uma imagem criada com o efeito “Boomerang” ou uma foto passando em um Storie no Instagram [3].

Essas publicações ficam alternando em questão de segundos e, muitas vezes, é preciso voltar para a publicação e tentar outra vez. Para evitar que isso aconteça, é possível pausar a postagem segurando com o dedo na tela (qualquer dedo) e com outro dedo pressionar o botão de bloqueio de tela por um segundo.

Como tirar print no Motorola One - Botao desligar - WikiAjuda


Ao realizar essa etapa, surgirá na tela uma barra lateral com opções para: desligar; reiniciar; captura de tela; e se o seu Android já tiver atualizado para o 10 haverá também a opção de Emergência (essa ferramenta possibilita que possamos inserir os nossos dados: problemas de saúde, alergias, etc., contatos de emergência e fica disponível na tela bloqueada para eventuais situações em que o usuário precise de socorro, mas esteja inconsciente para responder sobre si).

Nesse momento é preciso apenas clicar na opção “Captura de tela” e a imagem pausada será rapidamente salva. Se o seu Android já for a versão 10, há um terceiro modo para realizar o seu print screen, idêntico ao modo como usuários de aparelhos Xiaomi fazem. Essa maneira é explicada abaixo no modo 3.

PRINT SCREEN SEM BOTÕES

Recentemente a Motorola liberou a atualização para a versão 10 do Android em alguns modelos de smartphones e o Motorola One é um deles. Entre as novidades, além da modernização da interface, está o modo de captura de tela com três dedos em que o usuário toca na tela (como na imagem abaixo) para realizar o print screen.

Como tirar print no Motorola One - Captura tres dedos - WikiAjuda


Para que você possa realizar capturas de telas no seu Motorola One desta forma, é preciso ativá-la. Mas calma, esse processo é bastante simples. Basta seguir os passos abaixo.

PASSO 1

Deslize a barra superior para que tenha acesso às configurações do aparelho e clique no ícone que a representa.

Como tirar print no Motorola One - Configuracoes - WikiAjuda

PASSO 2

Na parte superior, aparecerá algumas opções, clique em "Gestos e recursos personalizados" (como na imagem abaixo).

PASSO 3

Agora aparecerá uma tela para você personalizar as ações do seu Motorola e uma delas é “Captura de tela com três dedos”, basta tocar e selecionar ativar essa funcionalidade. A figura abaixo ilustra o que você encontrará.

Como tirar print no Motorola One - Acoes Motorola - WikiAjuda

Fontes e Referências

  1. Motorola One, 2020. Disponível em: Portal Motorola. Acesso em 17 de jun. de 2020.
  2. Android Brasil, 2020. Disponível em: Portal Android. Acesso em 17 de jun. de 2020.
  3. Página inicial Instagram, 2020. Disponível em: Portal Instagram. Acesso em 17 de jun. de 2020.